segunda-feira, 8 de abril de 2019

15 - AS TRÊS ORDENANÇAS:

15 - AS TRÊS ORDENANÇAS: 
BATISMO, CEIA, E O LAVA-PÉS
                         
15.1 - 1ª ORDENANÇA: BATISMO
      Mt. 28:19, “... em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. ”; vamos fazer uma análise deste verso; embora no final sita três palavras, o texto está no singular, “em nome "estas palavras não são substantivos próprio, (pessoas) e sim adjetivos qualificativo, Pai: em relação a quem tem filhos; Filho: em relação a seu progenitor, e Espírito Santo; à qualidade do Espírito de Deus em relação aos outros espíritos. Ver em estudo anterior “Unidade de um Deus”.
      Jesus não batizou ninguém aqui, mas, Ele deu uma ordem, vamos seguir dentro da Bíblia esta ordem. Você não encontra nenhum relato bíblico após a ordem de Mt. 28:19, nem alguém que foi batizado nestes adjetivos qualificativos (títulos de Deus) Pai, Filho e Espírito Santo e, tampouco algum Apostolo assim ensinou e batizou.
      Seguindo a ordem de Jesus, encontramos o primeiro passo é em At. 2:38; comecemos porem com o verso trinta e sete, o Apostolo Pedro tinha acabado de fazer uma pequena pregação, logo após, ali no Cenáculo todos terem recebido o Batismo com o Espírito Santo e Fogo. Ele, Mateus e as outras 118 pessoas que com eles receberam o batismo; quando alguns ali viram aquela maravilha, ficaram interessados, e no verso trinta e sete perguntaram, “como devemos fazer para sermos salvos?”, e Pedro cheio do Espírito Santo (Jo. 16:13), (pois já tinha recebido as chaves do Reino dos Céus, Mt. 16:19) abriu a porta chamada Mt. 28:19, ele, Mateus e os outros dez Apóstolos olharam para dentro e viram qual é o nome do Pai=Senhor, e do Filho=Jesus, e do Espírito Santo=Cristo) respondeu no verso trinta e oito; “Batizai no nome (singular) de Jesus Cristo para o perdão dos pecados...”, compare com At. 4:12; 10:43 e I Jo. 2:12.
      - Batizai no nome (verso trinta e oito); singular como em Mt. 28:19, “... batizando-as em nome”. De Jesus Cristo para perdão dos pecados, (verso trinta e oito); “aquele que invocar o nome do Senhor (Jesus Cristo) será salvo”, At. 2:21 e Rm. 10:13; invocar onde? No batismo, claro (I Jo. 2:12); não existe outro nome, (Pai, Filho e Espírito Santo), pelo qual devemos ser salvos, (At. 4:12). Veja como este verso é em igual a este “... pelo Seu nome vos são perdoados os pecados”, para confirmar veja mais, Lc. 24:47.
      - e recebereis o (singular) Dom do Espírito Santo (verso trinta e oito), este não faz parte dos nove Dons Espirituais, e sim o do conhecimento (Jo. 16:13); por quê? Veja em Ef. 1:21; ainda existe outro porque, Cl. 3:17, “E quando fizerdes por obra ou por palavra...”; o batismo é obra (quando a pessoa é submersa nas águas), e por palavra (quando é citada a ordenança enquanto as águas se fecham sobre a pessoa).
      E para quem é este batismo? Muitos interpretam que Pedro disse em At. 2:38, foi para que os judeus confessarem a Jesus como seu salvador porque eles não o aceitavam com o Messias e assim abatiam seus orgulhos, porem vamos continuar na luz da Palavra; em At. 2:39, “Porque a promessa vos diz respeito a vós (vejamos, Pedro estava pregando pra quem? At. 2:5 e 9-11, só aqui derrubaram o argumento acima.), continuando; para vossos filhos, (ou seja, de todos que ali estavam) e para os que estão longe, (quer sejam de qualquer povo, raça ou nação), a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. ” Porventura Ele hoje parou de chamar nesta era? Vejam quantos batizaram ali naquele dia após o esclarecimento de Pedro, (At. 2:41), e a pregação continuou dando frutos, At. 2:47.
Muitos dizem assim para justificar o batismo de Mt. 28:19: ‘Ora, devemos obedecer a Jesus ou a Pedro? ’ Todos concordam que Pedro estava cheio do Espírito Santo ali no Cenáculo, então a quem ele estava obedecendo quando estava pregando em At. 2:14 em diante, ao Senhor Jesus ou o Concílio de Niceia (Papa). Jesus é a Porta, quem entrou pelo Concílio de Niceia, entrou pela janela como ladrão, tem que entrar pelo Cenáculo, pelo pentecoste, que é Atos dois, e Pedro estava com a chave que Jesus o havia dado, e assim ele destrancou a porta do batismo.
      Também muitos dizem que Pedro errou, mas, e as Escrituras posteriores a At. 2:38 sobre o batismo? Vejam em At. 10 no verso três, Cornélio recebeu um Anjo que o mandou chamar a Pedro em Jope, e que lhes iria dize o que fazer para serem salvos (verso seis) e, no verso vinte e cinco, Cornélio ao ver-lhe ajoelhou a seus pés, porem no verso vinte e seis, Pedro mandou que se levantasse porque era também homem como ele, e no verso trinta e quatro em diante pregou a ele e os seus familiares, no verso quarenta e quatro e cinco, todos ali receberam o Espírito Santo e também a Dons espirituais, e finalizando com o verso quarenta e oito, todos foram batizados em nome do Senhor. (Jesus Cristo). Ora será que Pedro tornou a errar? E se sim, Deus errou em mandar o Anjo a Cornélio chamar a Pedro; e também Jesus errou em lhe dar as chaves do Reino, certo? Agora, se Pedro tivesse errado novamente, o Espírito Santo não teria decido sobre aquele povo, não é mesmo?
      Para que então este batismo no nome do Senhor Jesus Cristo? Para nos revestirmos Dele (Gl. 3:27); e também só assim somos batizados na Sua morte, para com Ele sermos enterrado, e com Ele sermos ressuscitado dos mortos assim com Ele pela gloria de Deus, e assim sermos plantado com Ele na semelhança da Sua morte e da sua ressurreição, (Rm. 6:3-5). Se não formos batizados no Seu nome como cumpriremos a Cl. 2:12-13 e as demais escrituras?
      Vejamos agora comparações de versículos: Lc. 24:46-47 “... arrependimento e a remissão dos pecados...” com “... arrependei-vos..., para perdão dos pecados: ”At. 2:38, com I Jo. 2:12 “... pelo Seu nome vos são perdoados os pecados. ” Que é igual com At. 2:21 “... aquele que invocar o nome do Senhor (Jesus Cristo) será salvo. ” Ora para sermos salvo temos que: “arrepender e sermos perdoado”, At. 2:38, que é com igual a At. 10:43, “... receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. ”, reparou bem? São escrituras que combinam entre se harmoniosamente, também se fizermos comparações com as anteriores. E tem mais uma escritura para comparar com At. 2:38, é At. 8:16, “... mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus. ”. Agora, diga-me, qual escritura combina e, ou apoia Mt. 28:19, a própria teologia diz que não podemos nos firmar em uma escritura isolada.
      O Apostolo Paulo só conheceu a Jesus no caminho de Damasco, (At. 9:17) e aprendeu D’ele (Jo. 14:26), não na sua própria sabedoria (I Co. 1:17), e foi levantado para ensinar aos gentios, ou seja, nós (At. 22:21).
      Quando Paulo encontrou com uns Discípulos de João Batista, após ter com eles um breve diálogo, os batizou em nome do Senhor Jesus (At. 19:1-5).
Interessante é que os sábios e entendidos falam que não podemos aceitar um versículo isolado; diga-me onde está um para apoiar Mt. 28:19; contudo, At. 2:38 já citei vários, e ainda citarei mais.
      Agora medite bem neste ponto de nossa história; no ano 325 d.C. a Igreja Católica mudou a fórmula antiga que era At. 2:38 para Mt. 28:19, (contrariando e desacreditando assim do ‘seu’ primeiro Papa, S. Pedro) isto aconteceu nos dias do (Fulano) Bispo de Aios, na mesma época que a Igreja fez pacto com o Rei Constantino.
      Para confirmar, vejam a revista americana TIME, uma das mais conceituada no seu estilo, traduziu e publicou em 5/12/_? _ um manuscrito achado, do ano 100 de nossa era, foi um relato batismal e estava escrito assim: “O Diácono Púbios perguntou ao irmão Marco Vasco, ‘crede? ’, o irmão Marco Vasco disse: ‘credo’, enquanto as águas se fechavam sobre o irmão Marco Vasco, o irmão Púbios disse: ‘eu te batizo em nome do Senhor Jesus Cristo”.
      De Atos nasceu a Igreja pentecostal, não devemos, porém para assim sermos chamados cumprirem todo o livro? Mt. 4:4,“... mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus. ” E verás harmonia com o item “Unidade de um Deus”, “Está Cristo dividido”? ” (I Co. 1:13) ”. Leia também: At. 8:12 e 18, 10:47-48 e 19:1-5.                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário