3 - TRINDADE
Se aceitarmos a Trindade composta de três pessoas distintas, como ficaria Mt. 28:18; quando Jesus disse: “... É-me Dado todo (100%) poder no céu e na terra. ” Sendo Jesus a 2ª pessoa, a 1ª pessoa do Pai e a 3ª do Espírito Santo neste momento em diante estariam agora sem nenhum poder?
Se aceitarmos a Trindade composta de três pessoas distintas, como ficaria Mt. 28:18; quando Jesus disse: “... É-me Dado todo (100%) poder no céu e na terra. ” Sendo Jesus a 2ª pessoa, a 1ª pessoa do Pai e a 3ª do Espírito Santo neste momento em diante estariam agora sem nenhum poder?
Definição: A doutrina fundamental das religiões da cristandade, Segundo o Credo do Papa Atanásio, há três pessoas distintas divinas (o Pai, o Filho e o Espírito Santo), sendo cada um destes, alegadamente, eterno, Todo-Poderoso, não sendo nenhum maior ou menor do que o outro, cada, um destes, alegadamente, Deus, e, não obstante um só Deus.
Qual é a origem da Trindade?
The Encyclopédia britânica diz: “Nem a Palavra Trindade, nem a doutrina explícita, como tal, aparecem no Novo Testamento, e nem Jesus ou seus seguidores tencionaram contradizer o Shema do Velho Testamento: ‘Ouve, ó Israel: O Senhor, nosso Deus, é um só Senhor’ (Dt. 6:4) ”... A doutrina desenvolveu-se gradualmente com o decorrer dos séculos, enfrentado muitas controvérsias... Por volta do 4º século... a doutrina da Trindade tomou substancialmente a forma que desde então tem conservado.
__ (1976), Micropedia, Vol. X, pg. 1216.
A New Catholic Encyclopedia diz: "A formação de 'um só Deus em três pessoas' não foi solidamente estabelecida, de certo não plenamente assimilada na vida cristã e na sua profissão de fé, antes do fim do 4º século. Mas é precisamente esta formulação que tem a primeira reivindicação ao título o dogma da Trindade. Entre os pais Apostólicos, não havia nada, nem mesmo remotamente, que se aproximasse de tal mentalidade ou perspectiva."
__ (1967), Vol. XIV, pg. 299.
Em The Encyclopedia Americana lemos: "O cristianismo desviou-se do judaísmo, e o judaísmo era estritamente unitário [cria que Deus é uma só pessoa]. O caminho que levou de Jerusalém a Nicéia dificilmente foi em linha reta. O trinitarissimo do quarto século de forma com exatidão o primitivo ensino cristão sobre a natureza de Deus; foi, ao contrário, um desvio deste ensinamento."
__ (1965), Vol. XXVII, PG. 294l.
Segundo o Nouveau Dictionnaire Universel: “A trindade platônica, que em si é um rearranjo de trindades mais antigas, que remontam aos povos anteriores, parece ser a trindade filosófica racional de atributos que deram origem às três hipóteses ou pessoas divinas ensinadas pelas igrejas cristãs” ... O conceito deste filósofo grego [Platão, do 4º século AFC] sobre a trindade Divina... podem ser encontradas em todas as religiões [pagãs] antigas.
__ (Paris, 1865-1870), editado por M. Lachâtre, Vol. 2 pg. 1467.
O jesuíta John McKenzie,no seu Dictionary of the Bíble, diz: "A trindade de pessoas dentro da unidade de natureza é definida em termos de 'pessoa' e de 'natureza', que são termos filosóficos gregos: na realidade, esses termos não aparecem na Bíblia. As definições trinitárias surgiram em resultado de longas controvérsias, em que estes termos e outros, tais como 'essência' e 'substância', foram erroneamente aplicados a Deus por alguns teólogos."
__ (Nova Iorque, 1965, pg. 899).
Vamos comparar algumas escrituras, em Ap. 4:2, diz: “... e UM assentado sobre o trono. ” Quem estava; e os outros dois onde estariam? Veja em Zac. 14:9, “... UM será o Senhor, e UM será o seu nome.” E em Ez. 1:26, está escrito: “... e sobre a semelhança do (artigo definido; não dos) trono...”, em Dn. 2:28, nos diz que: “... há UM (singular) Deus nos Céus, ...” (plural).
Como também se pode aceitar’ três pessoas... ’; ora, todos são sabedores que nem a primeira, tão pouco a terceira com assim dizem, são pessoas, pois são Espíritos, não tem carne nem ossos, por isso não pode ser definido com tal, o próprio Jesus disse: “... tocai-me e vede, pois, um espírito não tem carne nem ossos...”, Lc. 24:39. Os dois últimos parágrafos são meus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário