segunda-feira, 8 de abril de 2019

15.2 - 2ª ORDENANÇA: SANTA CEIA

15.2 - 2ª ORDENANÇA: SANTA CEIA
      O material originalmente usado na Santa Ceia é o pão asmo, e o vinho, no dicionário vinho é: Bebida alcoólica, fermentada do sumo das uvas.
      Pão Asmo: É um Pão amassado sem Fermento, ou qualquer tipo de levedura.
      Certa feita pregando a dois teólogos um deles disse-me que; “A língua hebraica é uma língua pobre, e da-se o nome de vinho, tanto ao propriamente vinho quanta ao suco de uva, e quando na Bíblia está escrito vinho, na realidade é vinho, ou suco de uva”, porém em I Co.11:21 Paulo está repreendendo o povo (antes de ensinar a ministração da Santa Ceia, começando no verso vinte e três), para não se embebedarem na Ceia do Senhor. Caiu ou não o argumento teológico?
      O VINHO é uma bebida alcoólica e estimulante, se tomada em pequena quantidade, nos causando até uma sensação de calor, mas, em grande quantidade nos causam embriagues.
      O vinho representa o Espírito Santo, e este tem a característica estimulante, do calor do vinho, ao ponto de quando estavam cheios do Espírito Santo em At. 2:13-17 foram confundidos como que estavam embriagados, e aqueles que os viram se escandalizaram até.
      O SUCO DE UVA, é também uma bebida retirada do sumo da uva, porém, não fermentada, não causa estímulo, serve como refresco, e geralmente é servido gelado a ser tomados nos dias de calor, obviamente não causa sensação de calor, toma-se também acompanhados nas refeições, principalmente nos lanches.
      Este é o que as Igrejas teimam em ministra em suas Santa Ceias; façam agora uma pequena reflexão, o homem vive de “... toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt. 4:4).
      O PÃO que era usado em todas as Ceias desde o Velho Testamento era o asmo (Ex. 12:27; Lc. 22:7), sem fermento, acha você certo usar pão fermentado, ou pão doce? Todos sabem que o de Padaria é fermentado e, na Bíblia o fermento representa o pecado (I Co. 5:6-8), pois se tomamos com o fermentado, estaremos representados o corpo de Cristo com pecado, sendo Ele puro e, que na maioria das vezes pães feitos por adúlteros, fumantes, beberrões, ou seja, mãos impuras.
      Tem também aquela Igreja que ministram a Santa Ceia durante o dia; no dicionário diz que ceia, é refeição da noite.
      Outro teólogo me disse ser “sem muita importância a ceia, pois ela é simplesmente um memorial”, que é um memorial sabemos, (talvez ele só tenha lido até o verso vinte e quatro de I Co. 11), porem, no vinte e cinco Jesus disse “fazei isto”, é ou não uma ordem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário