8 - ESTUDO: BATISMO DO ESPÍRITO SANTO
Várias denominações pentecostais, afirmam que o Dom de línguas estranhas SÃO a evidências (certeza) do batismo do Espírito Santo, porém esta afirmação não tem base Bíblica, logicamente, é falsa esta afirmação.
O dicionário nos diz que Dom é somente uma dádiva, ou seja, um presente; ora, assim sendo, se meu Pastor der-me um presente, eu tenho o presente que ele me deu, porém não tenho o Pastor, ele não é meu, somente o presente que dele ganhei. Também assim é o Dom de línguas, É um presente. A pessoa pode ter o Dom de línguas e qualquer dos outros oito dons e não Ter o batismo do Espírito Santo, a pessoa pode Ter o Dom e não Ter o doador.
Os Dons de I Co. 12:10, “é dado até para os rebeldes (Sl. 68.18) para o Senhor habitar no meio deles”, não neles, mas, e n t r e eles.
Vejamos agora o que nos diz o Novo Testamento; Rm. 11:29, “Porque os Dons e a vocação de Deus são sem arrependimento". Concluímos que tanto as pessoas convertidas, ou não, podem ter os Dons Espirituais, claro, neste meio está incluído o de línguas, certo?
Certeza é que, em todas as Igrejas há irmãos que não falam em línguas e são batizadas (Trigos); e há os que falam e não são (Joios); Mt. 13: 25-40; por que; Mt. 5:45, (aqui a chuva, é os Dons, não é mesmo?). Aí se pode notar que há muitas pessoas que falam em línguas e continua na mesma vidinha incorreta com antes.
Certa feita quando pregava para um jovem das Assembleias de Deus de Cuiabá, sobre o tema ‘a língua estranha não é a evidencia’, ele me disse: “O senhor está certo, outro dia lá na minha Igreja, o diabo se manifestou em uma pessoa, e o meu Pastor o amarrou, e lhe perguntou de onde vinha, e ele disse que vinha de uma Igreja pentecostal e estava ali falando línguas estranhas” ora, para que o diabo fale e possamos ouvi-lo, ele estava incorporado em alguém, certo?
Analisem agora, os irmãos que ali se encontravam, provavelmente, pensaram que aquela pessoa tinha sido batizada com o Espírito Santo, não é mesmo?
Em certa Igreja pentecostal, e em um de seus Cultos de oração os irmãos estavam ali buscando o batismo do Espírito Santo, e o Pastor andando e orando intercedendo pelos irmãos, aproximou de um que buscava com muito fervor, e colocou a mão sobre sua cabeça e disse: “Fale irmão, fale línguas estranhas, e seja batizado com o Espírito Santo", neste momento o próprio Pastor transbordou em línguas, e no mesmo momento também o irmão, e o Pastor com muita alegria quando viu que o Irmão também falava, gritou, “Gloria a Deus, o irmão foi batizado com o Espírito Santo”, o irmão levantou e disse: “Não, não fui não, o senhor me disse para falar, e o senhor falou, eu só estou repetindo”. Vejam os senhores, se fosse o irmão um hipócrita, quem saberia que ele não alcançou o batismo?
Verdadeiramente, havemos de aceitar que: o Dom de línguas estranhas n ã o é a evidência (certeza) do batismo do Espírito Santo.
Contudo, como então saberemos que alguém haja sido batizado? Simples; “Por seus frutos os conhecereis...”, (Mt. 7:16), fácil não é mesmo? Se a pessoa diz ter sido batizado, e nela notamos e houve uma mudança de vida, podemos aceitar o que ela verdadeira, se não...
Não se pode afirmar que uma pessoa que falou em línguas foi batizada, porém não se pode afirmar que não foi, pois poder-nos-ia está cometendo um erro e estar blasfemando; porém, “Por seus frutos os conheceis”.
Para os tradicionais não existe tal coisa como o Batismo do Espírito Santo, porém a Bíblia é taxativa em afirmar que sim, ora todos sabem que ela é a Palavra de Deus, e nela está escrito em Mt. 4:4 que, “o homem vive de toda (cem por cento) a palavra que sai da boca de Deus”, conclui se que ela é a boca de Deus, se não aceitamos a promessa de Mt. 3:11, como aceitaremos a Cristo que é a promessa de Deus? Vejam a promessa de Deus escrita em Ez. 36:26, “..., e porei dentro de vós um espírito novo...”, esta é a troca de espírito do homem; verso vinte e sete, “E porei dentro de vós o meu Espírito...” este é Espírito Santo que foi anunciado por João Batista, Mt. 3:11.
Alguns crendo que não existe tal coisa como o batismo do Espírito Santo, creem que já receberam o Espírito Santo quando creram, mas está escrito, “... depois que ouviste a Palavra da Verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, ...”, (Ef. 1:13), ou seja, depois que creu, não quando creu.
Em uma pregação de João Batista, quando ele batizava alguns irmãos ali no rio Jordão, ele disse sobre Jesus que; “... Este vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.
Em At. 1:5 Paulo disse a Teófilo que Jesus lhe falou que: “... vós sereis batizados com o Espírito Santo; ...”, também Pedro dizendo a Cornélio e sua família que Jesus disse o mesmo para ele em At. 11:16 que: “... vós sereis batizados com o Espírito Santo. ”,em I Co. 12:12-13, “... o corpo é um e tem muitos membros...” e somos “... batizado em Espírito (Santo) formando um corpo...”.
E agora, irás aceitar que alguém sábio e entendido (Mt. 11:25) interprete a escritura para você, e continuar a rejeitá-lo, ou aceitar a Palavra que saiu da boca de Deus?
Nenhum comentário:
Postar um comentário