segunda-feira, 8 de abril de 2019

4 - S. JOÃO 1:1-14, e 14:8-10

4 - S. JOÃO 1:1-14, e 14:8-10
          Vamos estudar e analisar estes versículos (não os interpretar), e assim posamos sair de certas confusões.
          Jo. 1:1- “No princípio, era o VERBO, o verbo é uma palavra, ex: “... Haja (verbo haver) luz...”, (Gn. 1:3), a Palavra é o que Deus usou para fazer o mundo, e tudo que nele há; e o VERBO estava com Deus, é como o meu verbo (palavra) também está em mim, mesmo não abrindo minha boca para falar; e o VERBO era Deus. ”; naquela época, a                Palavra, isto é o que Ele somente era, Ele ainda não era Deus, pois não tinha nada, nem ninguém para adorar o VERBO (pois deus é objeto ou ser de adoração).
          Jo. 1:2 – “Ele (Jesus) estava no princípio com Deus. ” Jesus era o VERBO (Palavra) de Deus, “... e o VERBO era Deus...”(Jo. 1:1 b), “Quem é de Deus escuta a Palavra (Jesus, o VERBO) de Deus...” (Jo. 8:47); “...Se permanecerdes na minha (singular) Palavra...”(Jo. 8:31), na minha Palavra (Jesus), ou seja, permanecer em Deus.
          Jo. 1:3 – “Todas as coisas (100%)foram feitas por Ele, (o VERBO, que é a Palavra, Jesus), por Ele de Jo. 1:2, que é o VERBO de Jo. 1:1, e sem Ele (Jesus, a Palavra) nada do foi feito se fez”, compare agora com: “porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. ” (Cl. 1:16).
          Jo. 1:10 – Jesus, “Estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele (Jo. 1:2), viu só, o mundo foi feito por Jesus, e o mundo não O conheceu. ”; não conheceu seu Criador (Deus, o VERBO Jesus), e esteve entre nós, compare aqui também: “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. ” (Cl. 1:17).
          Jo. 1:11 – Ele, Jesus, “Veio para o que era seu, e os seus não O receberam”, o seu Salvador, “Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador. ” (Is. 43:11), e Jesus é, Jeová-Salvador, ou seja, Deus-Salvador.
          Jo. 1:14 – “E o VERBO (Deus-Salvador) se fez carne, ora “Deus é Espírito...”(Jo. 4:24), Ele fez para se um tabernáculo de carne e colocou o seu nome nele, Jesus, e habitou entre nós”, para que Deus fez assim? Para “isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, ... (Co. 5:19).
             Diante de tudo isso, onde está a primeira e a segunda pessoa? Assim como eu e meu espírito são um, e não duas pessoas, também Deus (Espírito) e Jesus é somente uma pessoa, “Eu (Jesus) e o Pai(Deus) somos um. ”, (Jo. 10:30).
          Leia mais, Jesus falando que Ele é o Pai, Jo. 14:8-11, meditem bem nos pronomes pessoais que Jesus fala nestes versículos.


          Jesus nos disse: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. ” (Jo. 14:6), analisem, ‘vem’, pronome pessoal, Ele apontava para se próprio, dizendo que Ele e  o Pai são um, assim confirmando o que nos diz Jo. 10:30, “Eu e o Pai somos um. ”, e veja como este ‘vem’ casa certo com: “mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. ” (Jo. 14:10); não é o Pai que tem a plenitude de tudo?       Esta ‘plenitude’: “porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse”(Cl. 1:19); porém alguns pregadores deturpam Jo. 14:6, ignora o ‘vem’, e diz, ‘vai’, pois se assim não fizerem, eles não têm como confirmar que o Pai é uma, e o Filho é outra pessoa.
          Ora, também Filipe queria ver a “primeira pessoa da Santíssima Trindade”, ou seja, o Pai em separado do Filho: “Disse-lhe Filipe: Senhor mostra-nos o Pai, o que nos bastam. ” (Jo. 14:8), Mas como tal separação nunca existiu, pois, o Pai estava no Filho, então Jesus: “Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? ”(João 14:9), medite na parte sublinhada e compare com: “o qual é imagem do Deus invisível, ...” (Cl. 1:15).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário