segunda-feira, 8 de abril de 2019

9 - ACERCA DO DOM DE LÍNGUAS

9 - ACERCA DO DOM DE LÍNGUAS
                                                     I Co. 14:4 a 33
      Os que falam em línguas e não tem o Dom de interpretação, ou ali na Igreja não tem quem interprete, verso 4; “O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, ...”.
      Devemos procurar Dons que edificam a Igreja, ver após última vírgula do verso cinco: “..., para que a igreja receba edificação. ”, ver versos 6; “E, agora, irmãos, se eu for ter convosco falando línguas estranhas, que vos aproveitaria, se vos não falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina? ”, e 12 e 13; “Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja. Pelo que, o que fala língua estranha, ore para que a possa interpretar. ”. Por quê? Verso 14. “Porque, se eu orar em língua estranha, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. ”.
      Porque se você não edificar a Igreja, também não edificará às pessoas indoutas (sem conhecimento) que ali estiverem? Verso 16 e 17; “Doutra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto o Amém sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes? Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado. ”.
      O Apostolo Paulo falava em línguas mais que todos de sua época, mas, preferia falar em sua própria língua, verso 19 e 20; “Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida. Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia e adultos no entendimento. ”.
      Todos os Dons na Igreja têm que ser para a edificação de todos e não para si mesmo, verso 26; “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. ”.
      Que falem somente dois ou três, mas, que haja intérprete, verso 27; “E, se alguém falar língua estranha, faça-se isso por dois ou, quando muito, três, e por sua vez, e haja intérprete. ”.
      Se não houver quem interprete, fique calado, e ore consigo e com Deus (em pensamento), verso 28; “Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja e fale consigo mesmo e com Deus. ”.
      Como se consegue ficar calado, (não transbordar em línguas) sabendo que não sei interpretar, e ali naquele momento não tem quem o faça? Verso 32; “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. ”.
      Porque tudo isso? Verso 33; Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. ”.
      E para meditar, leia também Jo. 8:32;
“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. ”; e Ap. 22:19; “e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário